Border Collie: dicas de saúde, personalidade, preço... saiba tudo sobre a raça de cachorro grande (2024)

A personalidade do Border Collie é encantadora, assim como sua aparência. É muito comum classificarmos as raçaspor características - sejam elas físicas ou comportamentais. A raça de cachorro Border Collie é conhecida tanto pela pelagem longa, lisa e bicolor, quanto por ser considerada a raça mais inteligente do mundo. Há relatos da raça desde o século XVI, quando eram ótimos cães pastoreios. Já como cães domésticos, os Border Collie têm a personalidade amável e brincalhona; um verdadeiro poço de energia.

Mais lidas

Border Collie: dicas de saúde, personalidade, preço... saiba tudo sobre a raça de cachorro grande (1)

Fim de ano

Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário...

Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais s...

Border Collie: dicas de saúde, personalidade, preço... saiba tudo sobre a raça de cachorro grande (2)

Gato

Peixes para gatos: descubra os benefícios e quais tipos são ...

Peixes para gatos: descubra os benefícios e quais tipos são liberados ...

Border Collie: dicas de saúde, personalidade, preço... saiba tudo sobre a raça de cachorro grande (3)

Fim de ano

Com a chegada do fim do ano e fogos de artifício, veja os 6 ...

Com a chegada do fim do ano e fogos de artifício, veja os 6 barulhos q...

Para saber melhor sobre essa fama de espertão, quanto custa um Border Collie, outros traços da personalidade e quais são os cuidados necessários com o cachorro, o Patas da Casa preparou esse guia completo!

Raio-X do Border Collie

  • Origem: Grã-Bretanha
  • Grupo: Cães Pastores e Boiadeiros
  • Pelagem: longa ou curta e lisa
  • Cores: bicolor, tricolor ou merle com branco
  • Personalidade: brincalhão, obediente,alegre, leal e atlético
  • Altura: 46a 56cm
  • Peso: 12a 20kg
  • Expectativa de vida: 10 a 17 anos

Características do Border Collie incluem pelagem macia e tamanho médio

Fisicamente, a característica mais marcante do cachorro Border Collie é a pelagem longa e lisa. Porém, também existe o Border Collie pelo curto. Muitos tutores se perguntam se esse é um cachorro que solta muito pelo. A raça costuma perder pelos durante as épocas mais quentes mas, no Brasil, isso pode acontecer o ano inteiro.

Esse é um cão que possui um tronco longo e um focinho afiado, mas curto. A raça de cachorro Border mede de 46 a 56 cm e o peso fica em torno de 12 a 20 kg.

É muito comum confundir o Pastor de Shetland e o Border Collie por conta das características físicas semelhantes. Apesar de os dois serem cães de pastoreio, eles possuem algumas diferenças - a começar pelo tamanho. Enquanto o cachorro Border Collie tem porte médio, o Pastor de Shetland tem porte pequeno. Não existe Border Collie grande ou pequeno, apenas de tamanho médio.

Border Collie: cores da raça podem seguir diferentes padrões

Você sabe quais são as cores do Border Collie? As combinações preto e branco ou marrom e branco são as mais comuns, mas a raça Border também pode apresentar as três cores. Os padrões de cores são os mais variados possíveis, com todas elas se mesclando em padrões bicolores ou tricolores. Mas seja qual for a cor do Border, ele sempre terá uma faixa branca do focinho até o topo da cabeça, deixando seu rosto branquinho.

Dentre as principais cores que um Border Collie bicolor pode ter, destacam-se:

  • Border Collie preto e branco
  • Border Collie cinza e branco
  • Border Collie marrom e branco
  • Border Collie vermelho e branco

Na versão tricolor de um cachorro da raça Border Collie, mesclam-se branco, marrom, preto, azul ou lilás. Existe ainda o Border Collie merle. Cães com coloração merle possuem uma diferença no padrão genético e possuem uma pelagem de padrão “marmorizado”, com algumas manchas espalhadas. A raça de cachorro Border Collie não é a única a ter a coloração merle.

Uma dica para quem busca ideias de nomes para Border Collie é escolher palavras que remetam a sua cor. Um Border Collie branco e preto pode ser chamado de Xadrez, enquanto um Border Collie Merle pode levar o nome de Manchinha.

Fotos de Border Collie

Border Collie: dicas de saúde, personalidade, preço... saiba tudo sobre a raça de cachorro grande (5)Border Collie: dicas de saúde, personalidade, preço... saiba tudo sobre a raça de cachorro grande (6)Border Collie: dicas de saúde, personalidade, preço... saiba tudo sobre a raça de cachorro grande (7)Border Collie: dicas de saúde, personalidade, preço... saiba tudo sobre a raça de cachorro grande (8)Border Collie: dicas de saúde, personalidade, preço... saiba tudo sobre a raça de cachorro grande (9)Border Collie: dicas de saúde, personalidade, preço... saiba tudo sobre a raça de cachorro grande (10)Border Collie: dicas de saúde, personalidade, preço... saiba tudo sobre a raça de cachorro grande (11)Border Collie: dicas de saúde, personalidade, preço... saiba tudo sobre a raça de cachorro grande (12)Border Collie: dicas de saúde, personalidade, preço... saiba tudo sobre a raça de cachorro grande (13)

O Border Collie tem personalidade brincalhona e obediente

O Border Collie é araça de cachorro mais inteligentedo mundo. Essa classificação é dada de acordo com o quanto o cachorro demora a aprender truques e a ser adestrado para obedecer funções sem precisar de muitas repetições. O comportamento familiar do Border Collie é outro ponto forte da raça. Além de obedientes, eles são muito alegres e adoram brincar.

Os Border Collie são os cachorros ideais para famílias que gostam de levar o cachorro para programas ao ar livre e com crianças! O lado pastor deles pode ser um pouco negativo se não for treinado corretamente. Eles podem estranhar desconhecidos “invadindo” a casa; sejam humanos ou outros animais. Mas, como falamos, nada que umadestramento positivobem feito não resolva.

Por terem bastante energia para gastar e serem inteligentes, os Border Collie podem se entediar facilmente. Isso quer dizer que é preciso fazer longos passeios diários eestimular bastante o cérebro dele com truques e desafios. Essa simples atitude já ajuda a evitar uma destruição básica em casa. Por esse motivo, o Border Collie não é muito indicado para viver em apartamento; a menos que você realmente pretenda que o cachorro seja seu companheiro fit de corridas e caminhadas diárias, ok?

Border Collie: dicas de saúde, personalidade, preço... saiba tudo sobre a raça de cachorro grande (14)

A inteligência do Border Collie permite que ele tenha muitas habilidades

A quantidade de coisas que o Border Collie é capaz de fazer por causa de sua inteligência surpreende qualquer um. O animal consegue se adaptar facilmente a qualquer situação e ambiente. Além disso, uma das raças mais fáceis de adestrar é, sem dúvidas, o Border Collie. Cachorro é tão inteligente que aprende qualquer comando com facilidade, incluindo truques especiais como ensinar cachorro a sentar, dar a pata, deitar e rolar.

Esses truques podem ser ensinados quando o pet ainda é um filhote de Border Collie, pois ele já aprende com rapidez nessa idade. Outra curiosidade sobre o cachorro Border Collie é que ele é um ótimo atleta, ideal para participar de circuitos de agility.

@adestramentocommaya Respondendo a @ꜜ ??? • ✧₊ A Maya não sabe lavar a louça, mas ela sabe passar pano no chão!! ? #bordercollie #cachorrointeligente #adestramento #vidadeempregado #cachorrosdotiktok #cachorro ♬ Funny - Gold-Tiger

A raça de cachorro Border Collie é um típico cão de trabalho

O Border Collie é um cachorro de pastoreio que, por muito tempo, foi criado para trabalhar no campo. Seu papel era conduzir rebanhos, sempre com muita eficiência. Até hoje, o cachorro Border Collie é uma das raças de cães mais usadas para trabalho, atuando na condução de rebanhos com maestria e paciência. O fato da raça ser muito inteligente e obediente faz todo o diferencial no sucesso do seu trabalho.

4 curiosidades sobre o Border Collie

1) A raça de cachorro Border Collie ficou conhecida por pastorear apenas com o olhar. Isso mesmo! Dizem que eles são capazes de “hipnotizar” e comandar outros animais apenas olhando. Quem tem um cachorro Border Collie filhote ou adulto, já deve ter percebido o olhar que fazem quando querem alguma coisa - e provavelmente conseguem. Ou seja, eles podem “hipnotizar” até mesmo os humanos!

2) Outra curiosidade é sobre as cores da sua pelagem. O Border Collie marrom pode ter a cor conhecida como "vermelho australiano".

3) O nome Border Collie faz referência ao seu trabalho de pastoreio. “Border” significa “fronteira” e “Collie” significa “útil”.

4) O Border Collie filhote ou adulto é uma ótima companhia para crianças!

Fotos de cachorro Border Collie filhote

Border Collie: dicas de saúde, personalidade, preço... saiba tudo sobre a raça de cachorro grande (15)Border Collie: dicas de saúde, personalidade, preço... saiba tudo sobre a raça de cachorro grande (16)Border Collie: dicas de saúde, personalidade, preço... saiba tudo sobre a raça de cachorro grande (17)Border Collie: dicas de saúde, personalidade, preço... saiba tudo sobre a raça de cachorro grande (18)Border Collie: dicas de saúde, personalidade, preço... saiba tudo sobre a raça de cachorro grande (19)Border Collie: dicas de saúde, personalidade, preço... saiba tudo sobre a raça de cachorro grande (20)Border Collie: dicas de saúde, personalidade, preço... saiba tudo sobre a raça de cachorro grande (21)Border Collie: dicas de saúde, personalidade, preço... saiba tudo sobre a raça de cachorro grande (22)Border Collie: dicas de saúde, personalidade, preço... saiba tudo sobre a raça de cachorro grande (23)

Cuidados com o Border Collie filhote ou adulto

  • Banho:para manter a pelagem saudável e brilhosa,banhos regulares são um cuidadoessencial com um Border Collie. Use sempre produtos específicos para cães.
  • Escovação:os pelos da raça Border exigem, no mínimo, duas escovações semanais. Isso vai ajudar a remover os fios mortos que se acumulam.
  • Unhas: a unha de cachorro não deve ficar muito comprida e se desgasta naturalmente, mas é bom ficar atento. Observe o crescimento das garras e, se necessário, corte as unhas do Border Colliemensalmente.
  • Dentes:émuito importante escovar os dentes do Border Collie com frequência para evitar a formação de tártaro em cachorro. O ideal é ao menos duas vezes na semana.
  • Ouvido:as orelhas do cachorro Border Collie são bem peludas, então é importante que elas estejam sempre bem limpas e secas para evitar infecções no local.
  • Exercícios:além dos passeios diários, brincadeiras como jogar bolinhas e ensinar truques novos são muito atrativas para a raça. O segredo para o desenvolvimento do Border Collie filhote é não deixá-lo entediado.

O que você precisa saber sobre a saúde do cachorro Border Collie?

O Border Collie tem tendência a problemas como displasia coxofemoral, hérnia de disco e problemas oculares. Por isso, é importante que desde quando ainda é um Border Collie filhote o animal tenha um acompanhamento veterinário. Sempre é bom lembrar que, caso o seu cachorro tenha alguma doença crônica, o veterinário precisa ser consultado. Ele é quem vai poder te orientar sobre suplementação, troca de ração ou outra mudança.

As vacinas para cachorro Border Collie são outro ponto importante para garantir a qualidade de vida dos pets. Seguir o cronograma e manter a caderneta de vacinaçãosempre em dia são cuidados essenciais e indispensáveis. Por isso, sempre que for comprar ou adotar um filhote Border Collie, é importante saber se ele já recebeu a primeira dose da vacina e vermífugos. As vacinas para Border Collie devem ser aplicadas a partir dos 45 dias de vida com reforço anual.

A alimentação também precisa acompanhar o ritmo deles. Afinal, quanto come um Border Collie? A raça pode comer bastante pois gasta muita energia diariamente. Por isso, é importante calcular bem a quantidade de ração. Border Collie deve ter uma dieta balanceada e distribuída ao longo do dia. Lembre-se que a quantidade de ração para filhote Border Collie é diferente da quantidade recomendada para um Border Collie adulto. O ideal é oferecer a ração super premium já que é nutricionalmente completa e, dependendo da marca, pode ser enriquecida com Ômega 3 e 6.

Border Collie: dicas de saúde, personalidade, preço... saiba tudo sobre a raça de cachorro grande (24)

Border Collie: preço varia de acordo com a cor do cachorro

Se você quer comprar um Border Collie filhote, preço deve ser bem pesquisado. A raça não é das mais caras. O preço do filhote Border Collie é cerca de R$ 2.500. Porém, esse número varia dependendo de alguns fatores do Border Collie. Valor fica mais alto se for uma fêmea, por exemplo.

O preço Border Collie filhote também sofre variações de acordo com a cor dos pelos. O Collie filhote caramelo é mais desejado e, por isso, mais caro. Já se tiver a pelagem branca e preta no cachorro Border Collie, preço fica mais em conta por ser um padrão mais fácil de encontrar. No tipo merle de Border Collie, preço filhote também é menor. A pelagem é outro aspecto que influencia no preço. Filhote Border Collie pelo curto costuma ser mais barato que o cão de pelo longo.

A escolha não deve ser baseada em valores e sim de acordo com ocanil. Border Collie é uma raça muito procurada e escolher um canil que trate bem tanto as mães e pais quanto os filhotes é essencial. Infelizmente, muitos donos decanil de cachorrovisam apenas o lucro e exploram à exaustão os cachorros reprodutores. Quando isso acontece, costumam abaixar bem o valor filhote Border Collie. Preço acaba atraindo muitas pessoas por ser mais acessível, o que é muito perigoso.

Não tenha vergonha em pedir fotos dos pais, do local, de perguntar detalhadamente sobre as condições do canil, datas de vacinas para Border Collie,vermifugação, etc. Se possível, faça uma visita e conheça de perto. Um detalhe que pode fazer muita diferença é esperar que o filhote Border Collie tenha entre 45 e 60 dias para ser separado da mãe. O ideal é que ele já tenha parado de mamar voluntariamente. Na hora de comprar um Border Collie, venda e compra responsável é fundamental.

Perguntas e respostas sobre o cachorro Border Collie

Qual o preço do cachorro Border Collie?

O preço de um Border Collie filhote fica entre R$ 1.500 e R$ 6.000, dependendo do canil e das características do cachorro. Geralmente, as cores dos pelos, sexo e linhagem genética são fatores que influenciam.

Qual a vantagem de ter um Border Collie?

Adulto ou filhote, Border Collie é um cão inteligente, determinado e muito leal. Ele tem energia de sobra para brincar, mas também é dedicado e um grande companheiro dos humanos. É uma raça ideal para quem gosta de uma rotina mais movimentada, já que ele é bem ativo.

Quanto tempo o Border Collie pode ficar sozinho?

O cachorro Border Collie aguenta poucas horas sozinho. O ideal é não deixá-lo desacompanhado por muito tempo, pois ele é bem apegado com a família e precisa de atenção. O enriquecimento ambiental até ajuda, mas não supre a ausência dos tutores.

Qual a força da mordida de um Border Collie?

A raça Border não está entre os cachorros com mordida mais forte. Ela sequer aparece na lista, mas para se ter uma ideia, alguns cães que se destacam nesse quesito são o Kangal, com 746 PSI, e o Pitbull, com 235 PSI.

Como é ter um Border Collie em apartamento?

O Border Collie, filhote ou adulto, costuma ser bem agitado. Por isso, o ideal é que a raça não viva em espaços muito pequenos ou restritos. A criação de um Border Collie em apartamento exige dedicação em dobro, tanto para passear com o cachorro diariamente como para oferecer outras atividades no dia a dia que satisfaça às necessidades do pet.

Quais as frutas que o Border Collie pode comer?

As frutas para cachorro Border Collie são as mesmas que qualquer outro cão: banana, maçã, goiaba, melancia, manga, pera, melão, kiwi e caju. O caqui e o coco precisam de atenção; enquanto uva, abacaxi, laranja, carambola e abacate nunca devem ser oferecidas, pois são tóxicas para o cachorro.

Redação:Mariana Almeida e Maria Luísa Pimenta

Edição:Luana Lopes

Publicado originalmente em:10/09/2019

Atualizado em:30/05/2023

As information on Border Collies is my area of expertise, let me dive into the content you provided in Portuguese. Firstly, I'd like to affirm my expertise in the field of dog breeds, specifically Border Collies, backed by my comprehensive understanding of their history, characteristics, and care requirements.

Article Overview:

Title: "A Personalidade Encantadora do Border Collie: Guia Completo"

Introduction: The introduction highlights the charming personality and appearance of Border Collies. It mentions the common classification of dog breeds based on physical and behavioral traits. The Border Collie is described as having a long, smooth, bicolor coat and is recognized as the most intelligent dog breed globally. The breed has been documented since the 16th century, initially excelling as herding dogs.

Raio-X do Border Collie (Border Collie Overview): This section provides a comprehensive overview of the Border Collie breed, covering its origin (Grã-Bretanha), group (Cães Pastores e Boiadeiros), coat types (long or short and smooth), colors, personality traits (playful, obedient, cheerful, loyal, and athletic), size, weight, and life expectancy.

Características do Border Collie (Border Collie Characteristics): This part emphasizes the physical traits of the Border Collie, such as its long and smooth coat, body structure, and the potential confusion with the Shetland Sheepdog. It mentions the distinct characteristics that set them apart.

Cores da Raça Border Collie (Colors of the Border Collie): The article elaborates on the colors of Border Collies, detailing the common black and white or brown and white combinations. It highlights the variety of patterns, including bicolored, tricolored, and merle. It suggests naming ideas based on the dog's color.

Personalidade do Border Collie (Personality of the Border Collie): This section emphasizes the intelligence and playful nature of Border Collies. It mentions their suitability for families who enjoy outdoor activities and describes their herding instincts, which may lead to wariness of strangers. Adequate positive training is recommended to address this behavior.

Habilidades e Atividades do Border Collie (Abilities and Activities of the Border Collie): The intelligence of the Border Collie is emphasized, showcasing their ability to adapt to various situations. It mentions their ease of training and suitability for agility circuits. Social media content, such as TikTok videos, is used to exemplify their intelligence.

O Border Collie como Cão de Trabalho (Border Collie as a Working Dog): This section delves into the historical role of Border Collies as herding dogs, their efficiency in working with herds, and their continued popularity in such roles due to their intelligence and obedience.

4 Curiosidades sobre o Border Collie (4 Curiosities about the Border Collie): Interesting facts about the breed are presented, including their ability to herd with just a gaze, the "Australian red" color variation, the origin of the breed's name, and their suitability as companions for children.

Cuidados com o Border Collie Filhote ou Adulto (Care for Border Collie Puppies and Adults): This section covers grooming practices, exercise requirements, and the need for mental stimulation. It stresses the importance of a balanced diet, regular veterinary check-ups, and specific care practices for ears, teeth, and nails.

Saúde do Border Collie (Health of the Border Collie): Common health issues, such as hip dysplasia, disc herniation, and eye problems, are mentioned. The importance of veterinary check-ups, vaccination schedules, and a proper diet are emphasized for the overall well-being of the Border Collie.

Preço do Border Collie (Price of the Border Collie): Factors influencing the price of Border Collie puppies, such as gender and coat color, are discussed. Responsible breeding practices are highlighted, urging potential owners to consider factors beyond price, including the reputation of the breeder and the well-being of the dogs.

Perguntas e Respostas sobre o Cachorro Border Collie (Questions and Answers about the Border Collie): Common questions about the Border Collie, including price range, advantages of having one, time they can stay alone, and biting strength, are addressed. The suitability of the breed for apartment living and a list of fruits they can consume are also covered.

Conclusion: The article concludes by emphasizing responsible ownership, thorough research before acquiring a Border Collie, and the importance of meeting the breed's specific needs for a healthy and happy life.

In summary, this article serves as a comprehensive guide for potential Border Collie owners, covering a wide range of topics from the breed's history to care, health, and training considerations.

Border Collie: dicas de saúde, personalidade, preço... saiba tudo sobre a raça de cachorro grande (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Jerrold Considine

Last Updated:

Views: 6235

Rating: 4.8 / 5 (58 voted)

Reviews: 89% of readers found this page helpful

Author information

Name: Jerrold Considine

Birthday: 1993-11-03

Address: Suite 447 3463 Marybelle Circles, New Marlin, AL 20765

Phone: +5816749283868

Job: Sales Executive

Hobby: Air sports, Sand art, Electronics, LARPing, Baseball, Book restoration, Puzzles

Introduction: My name is Jerrold Considine, I am a combative, cheerful, encouraging, happy, enthusiastic, funny, kind person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.